Exame de Campo Visual Computadorizado

O que é o exame de campo visual?

O exame de campo visual, conhecido também como exame de campimetria, é feito para medir a amplitude da percepção visual, ou seja, é a área do espaço que é percebida pelo olho. Sendo assim, o exame de campimetria quantifica esse espaço e aponta alterações no campo da visão, indicando a existência de cegueira em alguma parte do olho, que, muitas vezes, não é notada pelo paciente.

Sua principal indicação é no uso para pacientes portadores de glaucoma ou com suspeita clínica da doença.

Orientações ao paciente

O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso cerca de 2 dias antes do exame.

– Duração do exame de aproximadamente 30 minutos
– Não há necessidade de dilatação
– Não há necessidade de vir acompanhado

Dúvidas sobre o Exame de Campo Visual

O exame de campo visual computadorizado é usado no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma, assim como nas seguintes indicações:

  • doenças da retina, como oclusões vasculares, retinose pigmentar e degeneração macular senil;
  • enfermidades do nervo óptico, como papilite, papiledema e intoxicação por metanol;
  • alterações neurológicas, como acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo cranioencefálico (TCE) e tumores;
  • distúrbios da coroide, como coroidite e tumores;
  • dor nos olhos;
  • alterações do campo visual;
  • intoxicação por medicamentos;
  • afecções oftálmicas;
  • doenças metabólicas e endócrinas;
  • enxaqueca oftálmica

O exame de campo visual é feito em uma sala com pouca luminosidade, o paciente é posicionado sentado com o rosto colado ao aparelho medidor, chamado campímetro. Esse aparelho emite pontos de luz de várias intensidades e posições diferentes.

O paciente deverá acionar a campainha todas as vezes que visualizar as luzes, pois é assim que comprovará que o estímulo foi percebido. Além disso, deve olhar para uma luz central fixa localizada dentro do aparelho a fim de garantir que não haja movimentação dos olhos. Esse exame é indolor e tem duração de aproximadamente 20-30 minutos.

O exame de campo visual pode ser dividido em dois tipos: o exame de campimetria computadorizada e o exame de campimetria manual.

A diferença entre eles é que o exame de campimetria computadorizada é todo comandado pelo aparelho eletrônico e, no exame de campimetria manual é feito por um profissional treinado para realizá-lo.

O exame de campimetria manual é indicada para averiguar problemas na visão periférica ou decorrentes de alterações neurológicas ou para pacientes com grande perda de acuidade visual, idosos, crianças e pessoas debilitadas que tenham dificuldade em seguir os comandos do aparelho computadorizado.