Exame de Mapeamento de Retina

Mapeamento de Retina

O mapeamento de retina é um exame muito realizado que apresenta resultados específicos e bem detalhados da retina. Ele deve ser feito anualmente como prevenção, uma vez que os problemas na retina na grande maioria dos casos se manifestam em estágios avançados. Esse exame diagnostica precocemente as mudanças causadas por várias doenças na retina, incluindo diabetes, hipertensão, glaucoma, DMRI, dentre outras doenças.

Orientações ao paciente

Durante o exame de mapeamento de retina, o paciente recebe uma projeção luminosa no fundo do olho e na periferia após ter a pupila dilatada. A imagem que se forma é refletida e observada por uma lente de 20 dioptrias usada pelo médico.

O paciente usuário de lentes de contato deve suspender o uso no dia do exame.

– Duração do exame de aproximadamente 20 minutos
– Há necessidade de dilatação
– Há necessidade de vir acompanhado

Dúvidas sobre Mapeamento de Retina

O mapeamento de retina é um exame que possui como intuito examinar toda a retina do paciente, principalmente a sua periferia (área menos central).

O exame de mapeamento de retina serve para examinar detalhadamente todas as regiões da retina, tanto centrais como periféricas.

No exame de mapeamento de retina, podemos avaliar o nervo óptico, vasos sanguíneos, mácula (região central da retina responsável por nossa visão mais acurada), humor vítreo e periferia.

O mapeamento de retina é indicado como exame preventivo para todas as pessoas, já que nele é possível detectar alterações precoces de diversas doenças oftalmológicas e sistêmicas silenciosas.

Além disso, podemos citar outras situações onde o exame de mapeamento de retina é mandatório:

– Adultos com idade acima de 50 anos;
– Pacientes míopes, já que podem ser encontradas alterações periféricas com maior frequência neste grupo de indivíduos;
– Bebês prematuros, a fim de diagnosticar e consequentemente tratar a retinopatia da prematuridade;
– Traumas ou pancadas oculares;
– Hipertenso, diabéticos e portadores de patologias reumatológicas;
– História pessoal ou familiar de descolamento de retina;
– Uso de medicações que podem causar efeitos colaterais na retina tais como: cloroquina, tamoxifeno, isotretinoína e clorpromazina;
– Pré-operatório de cirurgias oftalmológicas tais como catarata, refrativa e glaucoma dentre outras;
– Pessoas apresentando flashes ou pontos flutuantes na visão.

O exame de mapeamento de retina é totalmente indolor. O máximo que pode ocorrer é um pequeno desconforto e fotofobia devido a intensidade da luz que é projetada pra dentro dos olhos.

O custo do exame de mapeamento de retina (ambos os olhos) é muito variável, porém costuma estar entre R$100,00 e R$300,00 reais, dependendo do profissional ou serviço escolhido.