O que é blefaroplastia? (VÍDEO)
A
blefaroplastia consiste na remoção cirúrgica de tecidos excessivos das pálpebras, associado ou não à retirada das bolsas de gordura, com ou sem finalidade estética.
Veja agora mesmo nosso vídeo ilustrativo sobre a Blefaroplastia:
O que é blefaroplastia superior e inferior? (VÍDEO)
Este procedimento pode ser realizado nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. Ou seja, quando é realizada na pálpebra superior, é denominada blefaroplastia superior. O mesmo ocorre quando é realizada na pálpebra inferior, sendo denominada blefaroplastia inferior.
Quanto tempo dura a cirurgia de blefaroplastia?
A cirurgia dura cerca de 1 a 2 horas.
E qual é o tempo de recuperação pós-cirúrgica?
O tempo de recuperação após a cirurgia costuma ser de cerca de 7 a 10 dias.
Qual o tipo de anestesia utilizada nesse procedimento?
A anestesia utilizada nessa cirurgia é a anestesia local associado a sedação.
É necessário ficar internado antes ou após a cirurgia?
Não, não é necessário. No dia da cirurgia o paciente deve ir ao local marcado de cirurgia com um acompanhante e tendo feito um jejum de algumas horas. Após a cirurgia, o paciente toma um pequeno lanche e já está liberado para retornar para casa. Ou seja, trata-se de uma cirurgia ambulatorial, sem necessidade de internação.
Em quanto tempo podemos esperar pelo resultado da cirurgia?
O resultado do procedimento costuma ficar evidente em até um ano após realizada a cirurgia. É o tempo estimado para a cicatrização completa e também para que os tecidos se reorganizem e se acomodem.
Vou sentir dor após a cirurgia?
Não é o comum sentir dor, uma vez que são prescritas medicações analgésicas e anti-inflamatórias, que costumam ser muito eficientes. No entanto, alguns pacientes relatam dores discretas que não costumam causar um incômodo importante.
Existe blefaroplastia a laser?
Sim, existe sim. No procedimento a laser de CO2 é utilizada a técnica transconjuntival podendo estar associada ou não ao peeling a laser de toda a face ou estando limitada a região periocular.
No uso do laser de CO2, o mesmo é utilizado no modo “corte”, tanto na blefaroplastia superior quanto na inferior.
A cirurgia a laser está associada a menor chance de sangramento, maior rapidez na duração do procedimento além de uma menor incidência de hematomas e inchaço no pós-operatório.
Outra vantagem dessa modalidade a laser é a possibilidade de aliar a cirurgia de blefaroplastia ao peeling facial ou ao redor dos olhos.
A cirurgia de blefaroplastia é coberta pela ANS (Agência nacional de saúde suplementar)?
Não, desde de 2016 não há mais obrigatoriedade de cobertura desse procedimeto pelos planos e convênios de saúde.
Blefaroplastia e cirurgia das bolsas de gordura nos olhos são a mesma coisa?
A blefaroplastia consiste na retirada do excesso de tecidos das pálpebras. Ou seja, esse excesso pode ser constituído de pele, músculo ou até mesmo bolsas de gordura. Ou seja, o nome “cirurgia das bolsas de gordura nos olhos” consiste num nome popular e leigo para a cirurgia de blefaroplastia.
O que significa blefaroplastia bilateral?
Esse nome é dado quando a cirurgia é realizada nas pálpebras dos dois lados (direito e esquerdo).
Qual o CID da blefaroplastia?
Na verdade, a blefaroplastia, por ser um procedimento/cirurgia, não é classificada pelo CID (Classificação Internacional de Saúde). Ou seja, apenas as doenças podem ser classificadas através de um CID.
Por outro lado, o CID das doenças que costumam necessitar da cirurgia de blefaroplastia são os seguintes:
CID 10: H02 – Outros transtornos da pálpebra.
Qual o código TUSS da blefaroplastia?
O código TUSS dessa cirurgia pode ser desmembrado em dois códigos:
1. Blefaroplastia (não estética): 81040105.
2. Blefaroplastia estética: 81040113.
A cirurgia de blefaroplastia deixa cicatriz?
Em geral, não. Isso porque as linhas de sutura costumam ser feitas nos sulcos da pele, ficando portanto, disfarçadas. Porém, obviamente, essa questão irá depender também da habilidade do cirurgião, da capacidade do organismo em cicatrizar, dentre outros fatores.
Existe cirurgia de blefaroplastia com plasma?
Sim, existe, porém essa modalidade de cirurgia ainda tem poucas comprovações científicas e estudos comprobatórios que assegurem a sua eficácia e segurança.
A cirurgia de blefaroplastia pode causar cegueira?
Sim, apesar de ser muito rara essa possibilidade, pode sim. No entanto, essa cirurgia se destaca por ser um dos procedimentos mais seguros dentro da oftalmologia.
Existe cirurgia de blefaroplastia de graça no RJ?
Sim, existe cirurgia gratuita em hospitais públicos municipais, estaduais e federais no estado do Rio de Janeiro.
E quais são os trâmites para fazer a blefaroplastia de graça?
Qualquer paciente com indicação desse procedimento deve levar um pedido médico por escrito até uma clínica da família ou posto de saúde mais próximo a sua residência.
Dando entrada nesses locais, o paciente entrará na fila do SISREG (sistema nacional de regulação) e deverá esperar ser chamado por carta ou ligação telefônica. Como trata-se de uma cirurgia eletiva e portanto sem urgência, a demora costuma ser muito grande e não raramente demora anos para acontecer.
Existe cirurgia de blefaroplastia em hospital público pelo SUS?
Sim, conforme falado anteriormente na pergunta acima, existe sim.
A cirurgia de blefaroplastia pode ser feita em homens?
Sim, com certeza. Desde que haja indicação para a mesma, essa cirurgia pode ser realizada em pessoas de qualquer sexo e idade.
A cirurgia de blefaroplastia é sempre estética?
Ela pode ser estética ou não estética. Portanto, respondendo a pergunta, não é sempre que a mesma é estética.
Alguns pacientes apresentam tanto excesso de pele, tecidos e/ou gorduras nas pálpebras que os mesmos chegam a afetar o campo de visão e atrapalhar sua qualidade de vida.
Ou seja, nesses casos, a indicação é não estética e sim funcional, uma vez que está interferindo diretamente na visão (saúde) do paciente.
A cirurgia de blefaroplastia deixa hematomas?
Pode ocorrer hematomas e inchaço nos primeiros dias após a cirurgia, sendo inclusive, um resultado esperado e previsto. No entanto, com o uso das medicações, pomadas e compressas geladas, costumam rapidamente desaparecer sem deixar sequelas.
Onde fazer blefaroplastia no RJ?
Em nosso clínica, possuímos toda expertise, experiência e ambiente cirúrgico de excelência para a realização da blefaroplastia com a segurança e comodidade que você necessita.
A cirurgia de blefaroplastia pode ser feita no consultório?
Não, pois não é o recomendado. O ambiente ideal para esse procedimento é o centro cirúrgico.
A cirurgia de blefaroplastia é coberta pelos planos de saúde?
Não, conforme falado anteriormente, ela não é coberta pelos planos de saúde desde 2016, ano em que foi excluída do rol da ANS.
Quem faz a cirurgia de blefaroplastia?
Em geral, o médico mais bem preparado para a cirurgia de blefaroplastia é o cirurgião oftalmologista especializado em pálpebras e plástica ocular. No entanto, essa cirurgia também pode ser realizada por cirurgiões plásticos.
O mais importante é que seja feito por um médico experiente e criterioso com título de especialista em sua área de atuação.
Quais são os riscos e/ou complicações da cirurgia de blefaroplastia?
Apesar de ser um procedimento considerado bastante seguro, assim como qualquer outro procedimento na medicina, ela possui seus riscos.
Após a cirurgia os olhos podem ficar ressecados, geralmente por tempo determinado e retornando ao normal com o tempo, na grande maioria das vezes.
Além disso, pode ocorrer dificuldade de fechamento dos olhos, disfunção palpebral, visão dupla, infecção e sangramento, dentre outros.
Como é a recuperação após a cirurgia?
Em geral, nos primeiros dias, a região ao redor dos olhos costumam estar um pouco inchada e levemente dolorosa.
Com o uso de compressas frias, dos medicamentos prescritos e com as recomendações médicas, a evolução costuma ser bastante favorável.
O paciente costuma retornar para suas atividades de trabalho por volta de 7-14 dias e está apto a praticar esportes geralmente após cerca de 1 mês.
Como é a cirurgia de blefaroplastia transconjuntival?
A técnica transconjuntival inferior é aquela onde a incisão (corte) é feita na conjuntiva (dentro da pálpebra inferior) ao invés de ser feita sobre a pele (transcutânea).
É possível apenas inferiormente e pode ser associado ou não à técnica a laser de CO2.
Qual o preço/valor da blefaroplastia?
Atualmente, com a diminuição do preço desse procedimento, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar da operação do de blefaroplastia, principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.
Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da cirurgia poderá ser reembolsado através da restituição de sua declaração de imposto de renda.