O que é e para que serve o Anel de Ferrara (ou anel estromal)? (VÍDEO)
O Anel de Ferrara (ou anel estromal) é composto de um material inerte e biocompatível ao olho, sendo o seu objetivo regularizar e diminuir a curvatura corneana, e consequentemente melhorar a visão. Além disso, esse dispositivo é capaz de diminuir ou corrigir os erros refracionais associados.
Assista agora mesmo nosso vídeo esquemático e explicativo sobre o anel de Ferrara:
Como é feito o implante do Anel de Ferrara (anel estromal)? (VÍDEO)
O anel estromal é implantado no estroma da córnea através da confecção de um túnel, que pode ser feito tanto manualmente (técnica clássica) quanto através do laser de fentosegundo (técnica nova). Através desse túnel é implantado o anel, sem a necessidade de pontos ao final.
O avanço da técnica de tunelização com o laser de fentosegundo tornou a cirurgia mais segura e com resultados mais previsíveis, reduzindo o índice de complicações do procedimento.
Qual a indicação para o implante do Anel de Ferrara?
A principal indicação ao implante do anel estromal intracorneano são casos de ceratocone com intolerância ao uso de lentes de contato rígidas e que não tenham boa visão com os óculos. Pode ser também usado nas outras ectasias corneanas, como degeneração marginal pelúcida, ectasia pós cirurgia refrativa (ceratotomia radial, PRK, LASIK) ou ceratoglobo para a regularização da superfície corneana.
Quais as vantagens do Anel de Ferrara?
As vantagens do implante do Anel de Ferrara (anel estromal) são:
– Reversibilidade da cirurgia (ou seja, podemos desfazê-la) por indicação médica ou caso haja extrusão do anel (ou seja, o anel tenha saído da posição);
– O fato de podermos ajustá-lo quando o resultado não tenha atingido o previsto;
– A anestesia tópica com o uso de colírios;
– Ausência de desgaste da córnea ou afinamento após o procedimento;
– Estabilidade ao longo do tempo.
Por que o implante do anel melhora a visão do paciente com ceratocone?
O implante do anel estromal melhora a visão do paciente pois regulariza e aplana a superfície corneana (a qual no ceratocone está distorcida em formato de cone).
No ceratocone, por termos uma superfície distorcida, os raios de luz que atingem a córnea deformada, focalizam em diferentes pontos no interior do olho e retina, causando uma visão muito embaçada.
Ao regularizarmos a superfície corneana com o implante do Anel de Ferrara, a luz entra de maneira mais organizada no olho e tende a atingir a retina de maneira uniforme, gerando uma imagem mais nítida para o paciente.
Devo implantar quantos anéis em minha cirurgia?
A quantidade de anéis que serão utilizados em cada cirurgia depende de cada situação e você não deve se preocupar com essa informação, pois trata-se de indicação médica.
Resumindo, não é a quantidade de anéis que determina o grau de sucesso da cirurgia, sendo o resultado do implante do Anel de Ferrara igualmente eficaz com o implante de um ou dois anéis.
O Anel de Ferrara estabiliza o ceratocone?
Não, o único procedimento que atua estabilizando o ceratocone e impedindo a sua progressão é o croslinking de córnea.
Porém, o implante do anel estromal pode retardar a evolução do ceratocone ao deixar a córnea mais firme como um todo, lentificando inclusive uma possível evolução para a necessidade de um transplante de córnea.
Qual o risco do implante do Anel de Ferrara?
O principal risco do implante do anel estromal é sua extrusão espontânea (deslocamento do anel de sua posição planejada), que ocorre em torno de 10% dos casos.
Outro risco menor inclui a infecção, que é tratada com antibióticos e a retirada do anel.
O implante do Anel de Ferrara é reversível?
Sim, o implante do anel pode ser desfeito, voltando a condição anterior, sem nenhum problema.
Em alguns casos, pode ser inserido outro anel posteriormente para complementar o resultado, sendo a reversibilidade do procedimento (ou seja, podemos desfazê-lo) uma das grandes vantagens do Anel de Ferrara.
Pode ocorrer rejeição do Anel de Ferrara?
Não, não há rejeição ao material do Anel de Ferrara. O que pode ocorrer é a extrusão do anel (saída dele da posição original), o que no máximo levará o olho à sua condição pré implante.
Como é a recuperação após o implante do Anel de Ferrara?
A recuperação é bastante rápida, podendo o paciente voltar às suas atividades diárias em um curto período de tempo, em torno de 3 a 5 dias.
E como é o pós operatório do Anel de Ferrara (anel estromal)?
No pós operatório do Anel de Ferrara são utilizados alguns colírios para evitar inflamação e infecção, durante o período de 15 a 30 dias. Pode haver, nos dias que sucedem o procedimento, breves sintomas como olho vermelho, sensibilidade à luz e lacrimejamento.
Qual a contra-indicação ao implante do Anel de Ferrara?
A contra-indicação ao implante do Anel de Ferrara ocorre quando há opacidade (perda na transparência) da córnea no eixo visual ou em casos de córneas com curvatura muito acentuadas (ceratometria acima de 75 dioptrias).
Qual a idade mínima para o implante do Anel de Ferrara?
Estudos mostram que não há idade mínima para o implante do anel estromal. Seguindo os critérios de indicação, pessoas de qualquer idade podem usufruir dos seus benefícios.
É possível o uso de lentes de contato após o implante do Anel de Ferrara?
Sim, pacientes que implantaram o Anel de Ferrara podem usar lentes de contato rígidas ou gelatinosas, sempre adaptadas com um oftalmologista especializado em ceratocone.
Pode ser feito o Crosslinking de córnea após o implante do Anel de Ferrara?
Sim, o Crosslinking de Córnea pode ser realizado em pacientes com Anel de Ferrara, visando impedir a progressão do ceratocone.
Pode ser necessário o uso de óculos ou lentes de contato após o implante do Anel de Ferrara?
Sim, pode haver necessidade de correção com óculos ou lentes de contato rígidas após o implante do Anel de Ferrara, embora em geral haja uma melhora da visão mesmo sem correção. Mas é importante frisar que a finalidade do implante de anel estromal não é deixar de usar alguma correção e sim aplanar a superfície corneana e melhorar a condição da córnea distorcida devido ao ceratocone.
Quem é o candidato ideal para o implante do Anel de Ferrara?
O candidato ideal para o implante do anel estromal deve preencher os seguintes critérios:
– Córnea sem cicatrizes ou estrias (ou seja, a mais transparente possível);
– Córneas grossas (córneas finas não são boas para o implante do anel estromal);
– Exame de topografia de córnea mostrando ceratometria inferior a 65 dioptrias (quanto maior a ceratometria, pior é o resultado do procedimento);
– Ceratocones não centrais (ceratocones descentrados possuem um resultado melhor que os centrais);
– Paciente apresentando astigmatismo alto;
– Ceratocone evoluindo de maneira rápida;
– Intolerância a lentes de contato rígidas (após tentadas todas as marcas e modelos).
E quem não pode de maneira alguma implantar o anel estromal?
– Pacientes com ceratometria superior a 75 dioptrias em exame de topografia ou tomografia de córnea;
– Cicatriz ou opacidade de córnea central severa.
Para entender melhor sobre Anel de Ferrara e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas: 21 96867-9193 / Abra um chat conosco pelo Whatsapp
Ou agende uma avaliação completa com nossos especialistas em Anel de Ferrara