As lentes esclerais são lentes de contato rígidas gás permeáveis, porém com um diâmetro maior que as lentes de contato rígidas tradicionais. O seu diâmetro se inicia a partir de 16 milímetros e o seu apoio não ocorre na córnea, mas sim na esclera (parte branca do olho, em volta da parte colorida).
Por que as lentes esclerais são mais confortáveis?
Partindo-se do princípio de que quanto maior a lente, maior é o seu conforto, a lente escleral por ter um diâmetro maior do que qualquer outro tipo de lente, é extremamente confortável.
Pelo fato de se apoiar na esclera (parte branca do olho), a lente escleral isola a córnea e para quem está a usando a impressão é de que não há nada no olho.
Quando é indicada a lente escleral?
Essa lente especial é ideal para casos de ceratocone mais avançados, onde as outras lentes não foram eficazes (inclusive para casos em que há alguns anos acabavam já sendo indicados para transplante de córnea).
Outra indicação no ceratocone pode ser por dificuldade na adaptação à outros tipos de lentes, por desconforto ou intolerância.
É importante frisar que as lentes esclerais estão indicadas também para outras situações que não o ceratocone, tais como:
– Outras ectasias corneanas (degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo ou ectasia pós cirurgia refrativa)
– Para portadores de olho seco (Síndrome de Sjögren, doença enxerto-versus-hospedeiro)
– Pós trauma corneano, pós trasplante de córnea, degeneração de Salzmann e ou outros tipos de irregularidades corneanas.
Quais são os cuidados com as lentes esclerais?
Além do cuidado básico de higienização da mão antes de manusear, limpeza com produtos específicos e armazenamento, a lente escleral deve ter polimento de 3 em 3 meses (ou de acordo com a recomendação do especialista).
– Propiciam uma melhora de visão incrível para casos antes fadados a cirurgia de transplante de córnea;
– São feitas de material gás permeável com altíssima permeabilidade ao oxigênio;
– Possuem desenho com múltiplas curvaturas que se adaptam a diferentes córneas irregulares;
– Menor sensação palpebral, praticamente não é sentida;
– Costumam possuir um alto índice de satisfação dos usuários.
Como se coloca a lente escleral? (VÍDEO)
É importante lembrar que sempre deve-se lavar e enxugar as mão antes de manusear quaisquer lentes de contato.
A lente escleral deve obrigatoriamente estar totalmente preenchida com solução salina sem conservantes em sua face côncava (para evitar que fiquem bolhas após a colocação no olho).
A lente escleral pode ser colocada com ela entre os dedos ou com o auxílio de uma ventosa.
Após a lente estar preenchida com o líquido, inclina-se a cabeça de maneira que a mesma fique paralela ao chão.
Feito isso, deve-se deixar as pálpebras bem abertas (com o auxílio dos dedos) e coloca-se a lente sobre a superfície do olho (é importante que seja fixada a visão no centro da lente para que ela se posicione corretamente no olho).
É esperado que transborde um pouco do líquido que preenchia a lente, durante a sua colocação.
Logo após colocar a lente, olhe para um objeto à distância e observe se a visão está nítida.
Caso a visão esteja embaçada, veja se há presença de bolhas dentro da lente.
Caso tenha alguma bolha, retire a lente e a coloque novamente até ficar com o aspecto da foto abaixo.
Como se retira a lente escleral?
A remoção da lente escleral merece atenção e cuidado, pois ela tende a ficar fixa no olho.
É recomendado irrigar a lente com soro ou colírio lubrificante antes de retirá-la e massageá-la (de forma a afrouxar a lente através de uma pequena pressão por cima da pálpebra na parte inferior da lente).
Feito isso, mantenha os dois olhos bem abertos com a ajuda dos dedos e ao utilizar a ventosa nunca a posicione no centro do olho (para evitar o efeito de sucção) e sim mais próximo às laterais (inferiores, superiores, laterais ou mediais).
Ao fixar a ventosa na lente escleral, realize um movimento de alavanca contrário a lente (puxando a lente) e a retire de sua superfície ocular.
Pode dormir com a lente escleral?
Não, não é permitido dormir em hipótese alguma com a lente escleral.
Quanto tempo dura uma lente escleral?
A lente escleral dura em média cerca de dois anos, desde que conservada e feitas todas as recomendações do especialista que a adaptou.
Pode haver algum sintoma após o uso da lente escleral?
A lente escleral é muito confortável, porém após algumas horas de uso algumas pessoas podem sentir algum desconforto, as vezes com uma leve vermelhidão nos olhos ou embaçamento visual.
É importante frisar que qualquer sinal de desconforto não é normal e deve ser comunicado imediatamente ao seu médico.
Aonde adaptar a lente escleral no Rio de Janeiro?
Na Clínica de Oftalmologia Integrada, possuímos especialistas experientes na adaptação da lente escleral, com ambiente confortável e diferenciado.
A lente escleral é boa pra quem tem ceratocone?
Sim, com certeza. A lente escleral já é utilizada há anos em pacientes portadores de ceratocone, com alta taxa de sucesso.
Além de ser muito confortável, proporciona uma melhora importante na visão dos pacientes portadores dessa condição.
A lente escleral pode livrar o paciente do transplante de córnea?
Sim, isso é verdade. Muitos pacientes com indicação ao transplante de córnea devido a uma baixa visual que não era possível sua reversão com nenhum recurso até então, passaram a se beneficiar da lente escleral.
Ou seja, a lente escleral possibilitou uma melhora tão grande da acuidade visual em alguns portadores de ceratocone, que a necessidade do transplante de córnea simplesmente desapareceu.
Quais são as desvantagens da lente escleral?
Entre as principais desvantagens da lente escleral, podemos citar:
– O preço maior do que as lentes rígidas gás-permeáveis (RGP);
– A impossibilidade de dormir à noite com a mesma.
A lente escleral pode ficar embaçada?
Sim, porém não é o normal. Caso você seja usuário da lente escleral e esteja ficando com a visão embaçada, procure o seu especialista o mais rápido possível.
A lente escleral é boa pra quem tem olho seco?
Sim, e na verdade uma das indicações da lente escleral é justamente para pacientes portadores de olho seco moderado a severo.
Estudos comprovam uma melhora importante na sintomatologia do olho seco (ardência, coceira, queimação) com o uso da lente escleral.
Além disso, quando utilizada com solução salina 0,9% ou colírios lubrificantes sem conservantes, promove melhora na epitelização da córnea, mantendo-a mais saudável.
Quanto tempo de uso por dia podemos utilizar a lente escleral?
A lente escleral pode ser usada ao longo do dia todo, desde manhã cedo até a noite antes de dormir.
Porém, sabemos que cada caso é um caso, e apenas o seu médico especialista poderá lhe orientar o tempo de uso diário que você poderá utilizá-la com segurança.
Qual o preço da lente escleral?
Atualmente, pacientes de qualquer nível de renda podem se beneficiar dessa moderna lente de contato rígida para ceratocone, principalmente com a possibilidade do pagamento parcelado em cartão de crédito.
Outro ponto importante a se considerar é que todo o valor da adaptação da lente escleral feita pelo especialista poderá ser reembolsada através da restituição de sua declaração de imposto de renda.
Para entender melhor sobre Lente Escleral e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas: 21 96867-9193 / Abra um chat conosco pelo Whatsapp
Ou agende uma avaliação completa com nossos especialistas em Lente Escleral