Conheça os tipos de Lentes Intraoculares Especiais Premium (VÍDEO)
Durante a cirurgia de catarata, há obrigatoriamente a necessidade do implante da lente intraocular substituindo o cristalino opacificado (catarata). Logo, podemos e conseguimos aproveitar esta oportunidade para corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e permitir uma redução da dependência ou até mesmo “se livrar” dos óculos após a operação da catarata.
Veja nosso vídeo esquemático e explicativo sobre as Lentes Intra-Oculares:
Lente tórica (VÍDEO)
Ideal para que pessoas com astigmatismo moderado a alto possam enxergar de longe, sem a necessidade de óculos.
O que é a lente tórica? (VÍDEO)
A lente tórica é a lente que corrige até altos graus de astigmatismo corneano. O astigmatismo, para ser corrigido, precisa de uma lente com poder em um determinado eixo, que vai de 1 a 180 graus. A lente tórica possui uma marcação específica e deve ser obrigatoriamente posicionada dentro do olho no eixo programado para cada paciente.
Ou seja, com essa lente conseguimos remover a catarata e o astigmatismo, com apenas um procedimento.
Miopia, astigmatismo e hipermetropia podem ser corrigidos junto com a cirurgia de catarata?
Sim, com certeza. A cirurgia de catarata é uma oportunidade para a correção ou diminuição dos erros refracionais (miopia, astigmatismo e hipermetropia).
A miopia e a hipermetropia geralmente são compensados com as lentes comuns. Já o astigmatismo é corrigido com o implante da lente tórica intraocular.
Qual o grau que a lente tórica corrige?
O implante da lente tórica corrige astigmatismos de leves a avançados. Com essa técnica é alto o grau de satisfação dos pacientes após a cirurgia de catarata com esse tipo de lente intraocular.
Todos os astigmatismos podem ser corrigidos com a lente tórica?
Não, nem todos os astigmatismos podem ser corrigidos com o implante da lente tórica na operação de catarata. Sendo os melhores candidatos ao implante desse tipo de lente, os portadores de astigmatismo regular.
Alguns astigmatismos irregulares também podem ser corrigidos, mas precisam de uma avaliação detalhada do oftalmologista especialista. O astigmatismo irregular é mais encontrado nas ectasias corneanas (ceratocone, degeneração marginal pelúcida e ceratoglobo) ou nas cicatrizes corneanas (pós trauma, pós cirurgia de pterígio).
E se a lente tórica rodar ou sair do eixo dentro do olho?
Isso realmente pode ocorrer (apesar de raro). Em alguns casos a lente tórica implantada durante a cirurgia de catarata pode sofrer uma rotação, normalmente de pequena magnitude.
Nas lentes comuns isso não tem nenhuma importância, mas nas lentes tóricas esse fato atrapalhará a correção programada do astigmatismo. Portanto, caso isso aconteça, será necessário um novo ajuste do eixo, com um novo retorno ao centro cirúrgico.
Mas não se preocupe, pois é um procedimento muito mais simples que a operação de catarata em si. Nessa intervenção, apenas será ajustada a posição da lente através de sua rotação, o que leva alguns poucos minutos.
Enfim, o que eu posso esperar após a cirurgia de catarata tendo escolhido a lente tórica?
O paciente que optou pelas lentes intraoculares tórica deve esperar após sua operação uma visão nítida e satisfatória para longe sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. No entanto, necessitará ainda do uso de óculos para perto, para leituras de livros, bulas de remédio ou a bíblia.
O que é presbiopia? (VÍDEO)
A presbiopia, também chamada de vista cansada, é a dificuldade de enxergar de perto que surge por volta dos 40 anos de idade, sendo causada pela perda de acomodação do cristalino (lente natural do olho).
O que é a lente intraocular multifocal? (VÍDEO)
A lente multifocal é usada para eliminar ou reduzir a dependência de óculos depois da cirurgia de catarata e oferecer visão satisfatória para longe e para perto ao mesmo tempo, sendo portanto usada para corrigir a presbiopia ou vista cansada.
Resumindo, com essa moderna lente intraocular, conseguimos remover a catarata e a presbiopia, em um único passo.
Devo implantar a lente intraocular multifocal nos dois olhos?
Sim, isso é obrigatório. Pois o resultado de sucesso da implantação da lente intraocular multifocal depende da colocação da mesma em ambos os olhos.
Como é a adaptação à lente intraocular multifocal?
A adaptação após o implante dessa lente intraocular pode levar de semanas até alguns meses para ocorrer. Isso ocorre pois é necessário que o cérebro se acostume com essa nova situação (visão de longe e perto nítida ao mesmo tempo), através de uma adaptação neurológica.
Posso precisar de óculos após a operação de catarata com lentes intraoculares multifocais?
A chance é pequena e para ser mais preciso, gira em torno de 15% segundo estudos e a literatura atual. Ou seja, cerca de 85% dos pacientes se verão livres dos óculos e da lente de contato após o implante dessa modalidade de lentes intraoculares e apenas cerca de 15% dos pacientes poderão necessitar dos óculos em situações esporádicas no pós-operatório da cirurgia de catarata.
Qual a diferença da lente multifocal para a lente comum?
A grande diferença da lente intraocular multifocal para a lente comum é que ela possui mais de um ponto de foco (como o próprio nome diz: multifocal).
Sendo assim, pode-se focalizar para longe e perto ou para longe, intermediário e perto (lente intraocular trifocal).
Logo, através da lente intraocular multifocal conseguimos diminuir a dependência ou até mesmo fazer com que a pessoa deixe de usar óculos para sempre, tanto os óculos para longe, quanto os óculos para perto.
Já com a lente comum, conseguimos uma visão satisfatória apenas para longe, porém há a necessidade de uso de óculos para a visão de perto e intermediária.
Lente intraocular multifocal é igual a um óculos multifocal?
Não, a lente intraocular multifocal não é comparável aos óculos multifocais, pois seu mecanismo de ação é diferente, sendo trabalhado com o desenho de anéis circulares que convergem a luz que entra no olho em diferentes focos, alguns para longe e outros para perto.
Além disso, não é necessário ajustar a posição da cabeça ou inclinação do olhar para buscar o foco (sendo portanto muito mais confortável), como ocorre nos óculos bifocais ou multifocais.
Portanto, não podemos comparar um com o outro, sendo o mecanismo de ação da lente intraocular multifocal muito mais bem elaborado e confortável que os óculos multifocais.
Quem pode implantar a Lente Multifocal?
A princípio, todos os pacientes podem implantar a lente intraocular multifocal, desde que não tenham contra-indicações ao seu implante.
Os melhores candidatos são pacientes acima de 50 anos, preferencialmente com catarata e que possuam os olhos saudáveis.
Existem pessoas e situações em que elas não são indicadas ou dependerá da avaliação oftalmológica para determinar sua indicação, tais como:
– Pacientes com Glaucoma, dependendo do seu estágio;
– Portadores de doenças corneanas (irregularidades ou ectasias corneanas, tais como ceratocone, degeneração marginal pelúcida ou ceratoglobo);
– Pacientes previamente submetidos a ceratotomia radial (antiga cirurgia refrativa feita com corte e bisturi, antes da década de 90);
– Portadores de olho seco moderado a grave, que não respondam satisfatoriamente ao respectivo tratamento do olho seco.
O que posso sentir após fazer o implante da lente multifocal?
Após o implante da lente intraocular multifocal pode surgir em algumas pessoas a visão de halos em volta das luzes (ao dirigir a noite, por exemplo), cujo nome científico é “glare”. Esse efeito costuma durar algumas semanas ou meses e não é uma queixa frequente no longo prazo, atrapalhando em quase nada a vida do paciente (com o tempo ocorre a adaptação neurológica e o sintoma desaparece).
Outro incômodo que pode ocorrer nos pacientes que se submeteram a operação de catarata com o uso da lente intraocular multifocal é a dificuldade de visão em ambientes com pouca iluminação. Sendo assim, recomenda-se que esses pacientes realizem leituras de qualquer tipo de material com uma iluminação adequada e suficiente.
O implante da lente multifocal é feito em ambos os olhos de uma vez?
O resultado visual ideal com as lentes intraoculares multifocais depende obrigatoriamente do implante em ambos os olhos, para que ocorra a adaptação neurológica após a retirada do cristalino cataratoso.
No entanto, o procedimento nos dois olhos não são feitos ao mesmo tempo, sendo o intervalo médio entre o implante da lente multifocal entre um olho e outro de aproximadamente 3 a 4 semanas.
O que há de mais moderno na lente multifocal?
A mais recente novidade nas lentes intraoculares multifocais é um novo desenho Trifocal.
Até há pouco tempo atrás havia somente a lente com foco para longe e para perto. Porém com o advento da lente trifocal, temos a possibilidade de oferecer aos pacientes uma focalização para longe, intermediário e perto.
Além disso, as lentes trifocais oferecem uma melhoria na qualidade óptica da visão e uma redução importante nos efeitos indesejáveis presentes nos modelos multifocais bifocais (longe e perto), tais como halos ao redor das luzes (glare), dificuldades de visão noturna e imagens fantasmas.
O que vem a ser a visão intermediária proporcionada pela lente multifocal trifocal?
A visão intermediária seria aquela visão utilizada nas distâncias necessárias para o uso de aparelhos eletrônicos, como computadores, smartfones e tablets, que em geral ficam cerca de 80 centímetros dos olhos.
Quais são os pontos positivos e para quem está indicada o implante da lente multifocal?
Um dos pontos positivos da lente multifocal é que não é necessário ajustar a cabeça ou olhar pela parte inferior da lente para realizar a leitura, como ocorre com o uso dos óculos multifocais.
Além disso, possibilita uma visão de perto e longe em 85% dos casos, sem necessidade de óculos complementar.
Outras vantagens são a possibilidade de se assistir televisão deitado sem distorções da imagem (como ocorre com o uso dos óculos) e o fato de ser um implante para o resto da vida (não há necessidade de substituição da lente após determinado tempo, durando para sempre).
Portanto, são indicadas para quaisquer pacientes que não possuam contra-indicações ao implante e que não gostem do uso de óculos.
Quais os pontos negativos do implante da lente multifocal?
Os pontos que podemos chamar de negativos são a visualização de halos em volta das luzes, chamado de glare, e que diminuem com o tempo (nem todos os pacientes apresentam esse sintoma) e a necessidade de uma boa iluminação para perto para realizar uma leitura mais longa.
Outro ponto negativo que eventualmente pode ocorrer é a necessidade de correção do grau a laser para pequenos graus residuais (grau que persiste mesmo após o implante da lente intraocular multifocal).
Enfim, o que eu posso esperar após a cirurgia de catarata tendo escolhido a lente multifocal?
O paciente que optou pela lente intraocular multifocal deve esperar após sua operação uma visão nítida e satisfatória para longe e para perto sem a necessidade de óculos ou lentes de contato, com uma taxa de sucesso de aproximadamente 85%. Em cerca de 15% das ocasiões, poderá ser necessário o uso de óculos complementar em situações eventuais, como para a leitura de letras muito pequenas, como em bulas de remédio e bíblia.
Lente multifocal tórica
O que é a lente intraocular multifocal tórica?
A lente multifocal tórica é usada para eliminar ou reduzir a dependência de óculos depois da cirurgia de catarata e oferecer visão satisfatória para longe e para perto ao mesmo tempo. É, portanto, usada para corrigir a presbiopia ou vista cansada, em pacientes portadores de astigmatismos corneanos de moderado a alto.
Resumidamente, essa lente intraocular possui todos os benefícios da lente intraocular multifocal e da lente intraocular tórica ao mesmo tempo.
É indicado para pacientes com astigmatismo corneano de moderado a alto e que desejem eliminar ou reduzir a dependência de óculos para longe e perto após a operação de catarata.
Ou seja, em único passo, conseguimos remover a catarata e eliminar o astigmatismo e a presbiopia (famosa “vista cansada”).
Quem tem astigmatismo pode implantar lente multifocal na cirurgia de catarata?
Sim, com certeza. A lente multifocal tórica possibilita aos portadores de astigmatismo ter os benefícios do implante da lente multifocal. Ou seja, visão nítida para longe e perto sem correção com lentes ou óculos após a cirurgia de catarata.
O efeito das lentes intraoculares multifocais depende da correção quase total do erro refrativo do paciente e com o advento da lente intraocular tórica, possibilitou-se corrigirmos todo o astigmatismo e ainda possibilitarmos uma visão multifocal, ou seja, nítida para longe e perto ao mesmo tempo.
Enfim, o que eu posso esperar após a cirurgia de catarata tendo escolhido a lente multifocal tórica?
O paciente que optou pela lente intraocular multifocal tórica deve esperar após sua operação uma visão nítida e satisfatória para longe e perto sem a necessidade de óculos ou lentes de contato em cerca de 85% dos casos após a operação de catarata. Em cerca de 15% das situações, poderá ser necessário o uso de um óculos complementar em situações esporádicas, como para a leitura de letras muito pequenas, como em bulas de remédio e bíblia.
Existem lentes intra-oculares para catarata nacional e importadas?
Sim, existem lentes intra-oculares fabricadas aqui no Brasil e também importadas. As lentes importadas podem vir de diversos países do mundo tais como Estados Unidos (principal), Alemanha, Inglaterra, Israel, dentre outros. Em nossa clínica, trabalhamos somente com lentes importadas de excelente qualidade óptica.
Lente intra-ocular pode ser deduzida do ir?
Sim, assim como outras próteses utilizadas em cirurgias odontológicas e ortopédicas, as lentes intra-oculares podem ser dedutíveis do imposto de renda (no seu modelo completo , jamais no modelo simplificado). Isso é verdade desde que se tenha o seu comprovante em fatura hospitalar ou a sua nota fiscal.
A lente intra-ocular pode se deslocar ou sair do lugar?
Apesar de muitíssimo raro nos dias atuais, pode sim ocorrer esse problema. No entanto, a chance da lente intra-ocular ir para fora do lugar é praticamente nula caso a cirurgia tenha sido feita respeitando todas as técnicas cirúrgicas preconizadas e caso tenha sido feito um pré-operatório e um pós-operatório adequado (principalmente se respeitado o repouso nos dias que sucedem a cirurgia de catarata).
Lente intraocular tem grau?
Sim, a lente que é colocada em substituição a catarata possui sim grau. Esse grau é medido através do exame chamado de ecobiometria ou iol master antes do procedimento cirúrgico. É importante que esse exame tenha sido feito com bastante precisão, pra permitir uma boa visão após a cirurgia de catarata.
Existe lente intraocular para miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Na verdade, como as lentes intra-oculares possuem grau, elas conseguem corrigir os graus de miopia e hipermetropia (lentes monofocais). Além disso, é possível também corrigir o grau de astigmatismo acima de 0,75, através das lentes intra-oculares tóricas. Portanto, de forma simples, podemos sim dizer que existem lentes intra-oculares para miopia, hipermetropia e astigmatismo.
A lente intraocular pode ser substituída ou removida?
Sim, caso haja necessidade, pode ser substituída. Isso se torna necessário em raríssimas ocasiões, caso ocorra algum problema inesperado com a lente. Quando substituímos a catarata pela lente intra-ocular, o intuito é que a mesma fique dentro do olho do paciente de maneira definitiva. Ou seja, não é normal substituí-la e esse processo somente ocorre em situações extraordinárias.
A lente intraocular pode ficar embaçada ou opacificada?
Sim, porém de antemão esclarecemos que atualmente isso é muitíssimo raro. Com os recentes avanços no desenvolvimento tecnológico e o consequente aumento da qualidade das lentes intra-oculares, isso se tornou cada vez mais difícil.
A lente intraocular possui validade?
Não. Uma vez implantada a lente intra-ocular, a mesma deverá ficar dentro do olho do paciente pelo resto da vida e não deve ser removida e/ou substituída. Conforme falado anteriormente, apenas em caso de algum problema inesperado é que a mesma poderá ser trocada ou substiuída.
Lente intraocular é prótese?
Sim, a lente intra-ocular é considerada uma prótese ocular. Isso é verdade uma vez que a mesma é implantada nos olhos com o intuito de suprir a falta de uma estrutura do organismo, o cristalino opacificado (catarata).
Existe lente intraocular para ceratocone?
Sim, em 2012 a ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de uma lente intra-ocular capaz de corrigir até 23 graus de miopia, até 12 graus de hipermetropia e até 6 graus de astigmatismo em pacientes portadores de ceratocone.
Durante o implante dessa lente intra-ocular, não ocorre a remoção do cristalino e a lente é implantada entre o cristalino e a íris. O nome dessa lente implantada em pacientes com ceratocone é chamada de “lente fácica” e têm proporcionado bons resultados desde a sua aprovação em 2012.
Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas e descubra quais são as lentes que mais se adaptam ao seu estilo de vida.
Para entender melhor sobre Lentes Intraoculares Premium e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas: 21 96867-9193 / Abra um chat conosco pelo Whatsapp
Ou agende uma avaliação completa com nossos especialistas em Lentes Intraoculares Premium
Para entender melhor sobre Lentes Intraoculares Premium e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas: 21 96867-9193 / Abra um chat conosco pelo Whatsapp
Ou agende uma avaliação completa com nossos especialistas em Lentes Intraoculares Premium