O que é glaucoma? (VÍDEO)
É uma doença do nervo óptico do olho (neuropatia óptica), cujo principal fator
de risco é o aumento a pressão intra-ocular (pressão de dentro do olho).
É importante lembrar que o dano que essa doença causa ao nervo óptico é permanente e
irreversível. Portanto, a melhor maneira de evitar a doença é a sua prevenção.
A pressão sempre está aumentada em quem tem glaucoma?
Não, nem sempre. Um indivíduo com essa condição pode apresentar a pressão intra-ocular normal. É o conhecido glaucoma de pressão normal.
Quais são os sintomas? (VÍDEO)
Ela não costuma ter sintoma nenhum, pelo menos em suas fases iniciais e intermediárias. Nessas fases, a perda visual é bastante lenta e progressiva. Por isso, é conhecido popularmente como o ladrão silencioso da visão.
Já em sua fase avançada, o glaucoma costuma causar perda da visão lateral e borramento de visão. Se não for tratado, pode levar a cegueira total e de maneira definitiva.
Existem colírios para essa doença?
Sim, existem. Conforme explicado anteriormente, o principal fator de risco é a pressão intra-ocular aumentada. Por isso, a única maneira de tratarmos a doença é diminuindo a pressão do olho através de colírios, laser ou cirurgias.
E como os colírios para o glaucoma diminuem a pressão do olho?
Os colírios usados para tratar a doença agem das seguintes maneiras:
– Diminuindo a produção do humor aquoso (líquido de dentro do olho responsável pelo aumento da pressão intra-ocular) ou;
– Aumentando o escoamento (a eliminação) do humor aquoso.
Em ambos os casos, o resultado final desejado é a redução da pressão intra-ocular.
Quais são as causas do glaucoma? (VÍDEO)
As causas ainda não são totalmente elucidadas. No entanto, sabemos que ocorre devido a um desequilíbrio entre a produção e a eliminação do humor aquoso (líquido que fica dentro do olho).
O resultado desse desequilíbrio, na imensa maioria das vezes causa um aumento da pressão intra-ocular. Com o tempo, a pressão aumentada causa lesões irreversíveis do nervo óptico do olho, prejudicando funções visuais como a identificação de cores, tamanhos, formas e ainda informações sobre a distância de objetos.
A noção de espaço também fica muito prejudicada, sendo muito comum o paciente esbarrar sem querer nas pessoas e objetos a sua volta.
Qual o Cid do glaucoma?
O CID 10 é: H 40
Qual o tratamento do glaucoma? (VÍDEO)
Conforme já falado, o tratamento consiste na diminuição da pressão do olho (pressão intra-ocular).
Essa redução da pressão do olho pode ser feita através de colírios, laser ou em último caso através de cirurgias fistulizantes.
Glaucoma tem cura? (VÍDEO)
Não, ele não tem cura. Uma vez o paciente tendo o glaucoma, ele sempre terá a doença.
Mas o lado bom da história é que apesar de não ter cura, o glaucoma tem controle e tratamento.
O tratamento mais comum se dá através de colírios hipotensores oculares (que reduzem a pressão do olho). Outras formas de tratamento se dá através de laser (trabeculoplastia) ou nos casos mais avançados através de cirurgia.
Então existe cirurgia para o glaucoma?
Sim, existe. A cirurgia é realizada quando o tratamento através dos colírios não é suficiente para estabilizar e tratar a doença.
Outra condição na qual a cirurgia pode ser indicada ocorre quando o paciente não possui condições financeiras de adquirir os colírios para tratamento da doença.
Nesse caso, a indicação é social, muito comum em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Quais são os principais tipos de cirurgia no glaucoma?
As principais cirurgias são:
– Trabeculectomia (TREC) e;
– Implante de tubo de drenagem.
Em ambas as técnicas, o principal efeito é o aumento do escoamento do humor aquoso e a consequente diminuição da pressão intra-ocular.
Quais são os exames para o glaucoma?
Os principais exames são:
– Curva de pressão intra-ocular (ou teste de sobrecarga hídrica);
– Campo visual computadorizado;
– Gonioscopia;
– Paquimetria ultrassônica;
– Retinografia;
– Mapeamento de retina;
– HRT;
– Tomografia de coerência óptica de nervo óptico (padrão ouro).
O que é glaucoma congênito?
É o glaucoma que ocorre em crianças recém-nascidas ocasionado pela má-formação dos olhos durante a vida intra-uterina (gravidez). É uma doença hereditária e rara que pode acometer um ou os dois olhos do recém-nascido.
Ao principais sintomas são:
– Lacrimejamento;
– Fotofobia;
– Buftalmia (olho aumentado de tamanho);
– Córnea com coloração azulada.
O tratamento cirúrgico deve ser imediato a fim de prevenir a perda de visão a criança.
O que é glaucoma agudo?
É o aumento rápido, súbito e repentino da pressão do olho. Ocorre em olhos predispostos com ângulo estreito e a causa é o fechamento do mesmo. Com isso, o humor aquoso não consegue ser escoado (eliminado) do olho e a pressão sobe para níveis altíssimos em poucas horas.
Os principais sintomas dessa condição é o borramento da visão, dor intensa no globo ocular e ao redor dos olhos, vermelhidão ocular, fotofobia (desconforto grande com a luz) e em alguns casos até mesmo náuseas e vômitos.
O tratamento com colírios, comprimidos e até mesmo laser deve ser feito muito rapidamente, a fim de evitar a perda definitiva da visão.